Publicidade

PM completa formatura história com 319 soldados que vão reforçar o Oeste e Sudoeste

2.485 policiais se formaram em todo o Paraná e, agora, todos os municípios passam a ter PMs para reforçar a segurança. Em Cascavel, foi apresentad...

16/09/2023 às 12h05
Por: Gil Riguette Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Mais 319 novos soldados passam a reforçar a segurança das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, após a formatura do Curso de Formação da Polícia Militar do Paraná, nesta sexta-feira (15), no Estádio Olímpico Regional Jacy Miguel Scanagatta, em Cascavel. O evento contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e completa o ciclo de formaturas de 2.485 novos policiais em todo o Estado .

A previsão é que os 319 novos policiais do 5º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná (CRPM) estejam nas ruas reforçando o policiamento do Estado a partir desta segunda-feira (18). Eles se juntam ao efetivo da PM e aos mais de 2,4 mil policiais que se formaram em Curitiba , Londrina e Maringá desde o início da semana.

“É um dia histórico. Este é o maior ingresso da Polícia Militar do Paraná", afirmou Ratinho Junior. "E isso acontece em um momento de valorização da segurança pública do Estado. Estamos equipando a polícia com 800 novas viaturas e 25 mil pistolas, que vão ajudar a proteger a população do Paraná".

Com o ingresso dos formandos na corporação, todos os municípios do Paraná passam a ter efetivo policial exclusivo. "Ao todo, são quase 2,5 mil novos policiais que estão sendo entregues à sociedade. Estamos reabrindo postos que tinham sido fechados e, com isso, atendendo os 399 municípios do Paraná", disse o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

PARTICIPAÇÃO FEMININA– Mais de 18% de todos formandos são mulheres. Em todo o Estado, são mais de 400 novas policiais , o que representa o maior ingresso de mulheres na polícia de uma só vez.

Para a soldado Cassiana Thais Pinto, que se formou nesta sexta-feira, o aumento da presença feminina na polícia é importante para que as cidadãs paranaenses se sintam representadas na corporação.

"Faz parte de um movimento de inclusão que vem acontecendo há algum tempo na Polícia Militar do Paraná. É importante porque as mulheres se sentem mais à vontade com o policiamento feminino em certas situações que a presença masculina pode inibi-las", afirmou.

CURSO DE FORMAÇÃO– Os policiais recém-formados passaram por um treinamento de 10 meses, entre agosto de 2022 e maio de 2023. Foram 50 disciplinas teóricas e práticas como legislação, defesa pessoal e tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises. Depois, eles passaram por um período de três meses de estágio operacional sob a supervisão dos policiais veteranos.O conteúdo programático das etapas de formação e as atividades práticas têm como objetivo a capacitação plena dos profissionais para o exercício das atividades.

FALCÃO–Durante a formatura, um dos helicópteros recém-entregues do Projeto Falcão foi apresentado aos novos policiais. A aeronave, modelo Robinson 66, é equipada com tecnologias de última geração para suporte aéreo, como câmeras de alta precisão, dispositivos de visão noturna e monitoramento térmico.Ela já está sendo usada na região desde agosto, atuando nas áreas de fronteira , inibindo e combatendo o tráfico de drogas e o contrabando.

"Temos aqui no Oeste uma região fronteiriça, que tem suas particularidades do ponto de vista de segurança pública, então tanto este reforço do Projeto Falcão, como o ingresso destes novos policiais vem para servir a população local e dar mais tranquilidade às famílias paranaenses", disse o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Jefferson Silva.

Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

Policiais se formaram em uma cerimônia em Cascavel. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN


REFORÇO NA SEGURANÇA–A formação dos quase 2,5 mil policiais e o Projeto Falcão compõem uma série de investimentos e contratações que foram realizadas ou estão programadas para a segurança pública do Paraná. Em maio, o governador autorizou a realização de um novo concurso público para a contratação de mais 230 praças da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

Em agosto, o Governo do Estado também ampliou de 50 para 73 as vagas nos cursos de formação de cadetes da PMPR. Após a conclusão do treinamento de três anos na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, os futuros oficiais de ambas as instituições atuarão em área de comando, gestão operacional e planejamento.

As forças de segurança pública também foram contempladas, nos últimos anos, com a convocação de 150 delegados, 200 investigadores e 50 papiloscopistas para a Polícia Civil e a convocação de 90 profissionais de um concurso mais antigo da Polícia Científica, reforçando a estrutura de atendimento e investigação.

PRESENÇAS–Também estiveram presentes na cerimônia de formatura o secretario do Planejamento, Guto Silva; o secretário da Saúde, Beto Preto; o secretário do Turismo, Márcio Nunes; o presidente da Cohapar, Jorge Lange; o deputado federal Nelsinho Padovani; os deputados estaduais Gugu Bueno, Batatinha e Márcio Pacheco, e demais autoridades da região.

Lenium - Criar site de notícias